Curiosidades sobre o Euromilhões

Curiosidades sobre o Euromilhões

O jogo favorito dos portugueses chegou ao nosso país em outubro de 2004 e, desde então, já criou dezenas de milionários portugueses. São muitas as curiosidades que envolvem este jogo, umas felizes outras nem tanto. Fique a conhecer.

 

Primeiros sorteios

O primeiro sorteio do Euromilhões teve lugar em Paris a 13 de fevereiro de 2004. Os países envolvidos eram França, Espanha e Reino Unido. Em Portugal, o primeiro sorteio aconteceu a 8 de outubro de 2004. Por esta altura juntaram-se também os seguintes países: Irlanda, Luxemburgo, Suiça, Áustria e Bélgica.

 

Jogo favorito dos portugueses

O Euromilhões chegou e destronou o Totoloto. Os portugueses já gastaram milhares de milhões nas apostas deste jogo.

 

Os felizes contemplados

Desde então já foram mais de 70 os vencedores do tão desejado primeiro prémio só no nosso país. França é o país com maior número de vencedores. Já a Bélgica é o menos contemplado.

 

Números e estrelas mais sorteadas

O número 23 foi o que mais vezes foi sorteado, num total de 160 ocasiões. O número menos sorteado é o 46, saiu somente em 116 sorteios.

 

A combinação vencedora

Existe uma chave “vencedora” uma vez que inclui os números e as estrelas que mais saíram desde o primeiro sorteio. São os números 4, 19, 23, 44 e 50 e as estrelas 2 e 8.

 

 

O maior prémio

Em Portugal, o prémio de valor mais elevado foi registado em Castelo Branco em 2014. O grande vencedor levou para casa 190 milhões de euros.

 

Os vencedores “perdedores”

Existem prémios que nunca foram reclamados, um segundo prémio e dois terceiros prémios. Os prémios não reclamados são distribuídos por associações de caridade. Existe também um periodo de tempo máximo para poder reivindicar o prémio: 90 dias. Após esse período já não poderá receber o montante.

 

O lado menos bom do Euromilhões

Um casal de namorados de Barcelos disputou durante mais de 5 anos um primeiro prémio do Euromilhões. O dinheiro acabou por ser dividido pelos dois de forma equitativa.

Também um casal vencedor do primeiro prémio do Euromilhões acabou por se divorciar depois de algumas divergências após a vitória.

 

O que leva o Estado?

Até 2012, qualquer prémio do Euromilhões estava isento de impostos. Desde essa altura, todos os prémios superiores a 5 mil euros sofrem uma taxa de 20%. Dos 190 milhões do contemplado de Castelo Branco, o Estado arrecadou 38 milhões.

 

Milhão

O primeiro sorteio do Euromilhões com o Milhão aconteceu a 30 de setembro de 2016. Desde então, todas as sextas feiras é atribuído, garantidamente, um prémio de 1 milhão de euros. Este sorteio é exclusivo para o nosso país e funciona do seguinte modo: para cada aposta do euromilhões, é gerado um código composto por três letras e cinco números que é divulgado aquando do sorteio do Euromilhões.

 

Que o sorteio mais acarinhado dos portugueses continue a criar milionários durante muitos anos.